PGE e OAB firmam Termo de Cooperação Técnica para a realização de eventos jurídicos e capacitações

Acessar fotos
9/03/2022

Foto: Reprodução

O procurador geral do Estado, Rodrigo Maia, e o chefe da Procuradoria de Estudos, Documentação e Divulgação Jurídica da PGE/MA, Miguel Ribeiro, estiveram reunidos com a presidência da Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Maranhão (OAB/MA) para a assinatura do Termo de Cooperação entre os órgãos para a realização de capacitações, eventos jurídicos, palestras, seminários, cursos e ações conjuntas para o fortalecimento e aperfeiçoamento da advocacia no Estado. O termo de cooperação técnica foi uma proposição do procurador geral e consolida a união de esforços e diálogo interinstitucional afinado entre o Governo do Estado e a Seccional da OAB para possibilitar respostas mais ágeis à sociedade. 

Rodrigo Maia avaliou o acordo como extremamente positivo para toda classe e ressaltou que a cooperação celebrada entre as instituições é de grande importância, considerando a contribuição que a capacitação desempenha para o aprimoramento profissional dos membros das instituições. “Acredito que dessa cooperação irão advir frutos muito valiosos compartilhados tanto com os procuradores, quanto com os membros da advocacia privada que tem na Ordem dos Advogados do Brasil, especialmente na sua Escola Superior, um importante instrumento de desenvolvimento das suas atividades profissionais”.

Para o procurador Miguel Ribeiro, tanto PGE e OAB tem como objetivo comum a capacitação dos seus membros, advogados, servidores, e visando o aprimoramento dessa missão institucional foi celebrada a parceria entre as duas instituições. “Essa cooperação possibilitará a realização de eventos científicos em comum, cursos de pós-graduação, cursos de extensão, e com isso ganha o estado do Maranhão, ganha a comunidade maranhense”, destacou Ribeiro.

Para o presidente da OAB Maranhão, Kaio Saraiva, esse é mais um passo que a Ordem dá em seu objetivo de oportunizar qualificação para a advocacia. “A qualificação da advocacia maranhense faz parte da essência da OAB que se evidencia por meio da nossa Escola Superior da Advocacia e com a adesão de várias instituições parceiras que creditam em nós a confiança como fomentadores do ensino jurídico no Maranhão. A adesão da PGE ao nosso hall de parceiros só contribui ainda mais para a qualificação dos nossos profissionais”, afirmou.

Para definir as tratativas e termos da parceria, estiveram presentes junto ao presidente da OAB/MA, a vice-presidente, Tatiana Costa; o diretor-geral da Escola Superior da Advocacia (ESA/MA), Antônio Gaspar; a vice-diretora da ESA/MA, Liliane Saraiva e a diretora de Ensino à Distância e Extensão da ESA/MA, Sarah Barros.